quinta-feira, 6 de novembro de 2008

SENTIMENTOS


Já faz algum tempo que estou amadurecendo a idéia de escrever a respeito do que eu acho em relação à "sentimentos" acho um assunto meio delicado, pois, quase sempre nossas opiniões acabam ferindo os “sentimentos” dos outros e esse não é realmente meu objetivo, quando criei este blog o fiz para escrever coisas que eu tinha vontade de falar, mas as vezes não consigo seja por vergonha, medo, insegurança sei lá, mas o fato de eu estar “virtualmente” distante das pessoas que por hora irão ler os meus textos me sinto mais confortável para fazê-lo e é por isso que eu decidi escrever a respeito do que eu acho de sentimentos hoje...
Para mim o simples fato de sermos seres pensantes nos transformamos em prisioneiros do que sentimos, não podemos conduzir nossos sentimentos da maneira que queremos, simplesmente eles aparecem e tomam conta de nossas mentes, o máximo que podemos fazer, é conduzi-los de uma maneira ética e racional, mas não deixamos de sentir, nunca! Um exemplo fácil de transcrever isso é o fato de mesmo a gente namorando, casado ou amando alguém, não deixamos de sentir tezão por pessoas que achamos interessantes na rua que ás vezes nem conhecemos, mas nosso instinto animal nos faz sentir vontade de possuir a pessoa, não resistimos é incondicional e embora muitos achem que isso é estar traindo a pessoa amada aqui entra o que mencionei a respeito de agir com ética, não podemos deixar de sentir atração, porém temos controle sobre nossas atitudes e podemos não nos deixar levar pelo simples fato de sentir tezão por aquela pessoa que acabara de passar por nós na rua, a ética nos faz respeitar nosso parceiro(a) e seguimos em frente com nossas vidas, outro sentimento que podemos expressar aqui é o preconceito de todas as formas existentes (raciais, sexuais, classe econômica etc...) somos bombardeados por estes sentimentos, quem nunca olhou torto pro negrinho maltrapilho ou então pro cara que está acompanhado pelo seu namorado na rua (isso vale para as meninas lésbicas tb...) ou para o cara que está catando papelão na rua pra sobreviver? Gente isso é normal o que não é aceitável é hostilizar estas pessoas por conta da situação a qual elas vivem temos que ser éticos e agir com empatia (que nada mais é do que se colocar no lugar do outro) temos estes sentimentos eles fazem parte da gente, mas não podemos deixar que eles guiem nossos caminhos e nos façam agir de maneira inaceitável, acho que este é o grande lance de se viver em sociedade é bem aquele ditado: “Cuide do seu rabo que eu cuido do meu!”
A minha maneira de viver NÃO pode interferir na sua de maneira destrutiva! É claro que ao nos relacionarmos com as pessoas acabamos interferindo em suas vidas, mas temos que tomar cuidado para não implantarmos nossos sentimentos na mente do outro, isso vale para todos: professores para seus alunos, pais para seus filhos, governantes para seus eleitores, você para seu companheiro (a) e assim por diante...
Sei que é difícil agir assim, pois somos todos seres passiveis de cometer erros, mas temos a inteligência e temos que utilizá-la, só assim viveremos em um planeta mais HUMANO e PACIFICO.
Boa noite e espero ter acrescentado algo de bom para você.

Nenhum comentário: